A morte do ator Tarcísio Meira, por covid-19, na quinta-feira, trouxe de volta o debate sobre a eficácia das vacinas. Tarcísio foi infectado, mesmo tendo tomado duas doses e concluído a imunização.
O infectologista Leandro Machado reiterou a importância da vacinação para reduzir a gravidade dos casos da doença e alerta que nenhuma vacina tem imunidade de 100%.
De acordo com o Vacinômetro, do Ministério da Saúde, até a última sexta-feira, 160 milhões de vacinas já tinham sido aplicadas, com 112 milhões de brasileiros com a primeira dose e 48 milhões com a imunização concluída, com as duas doses ou com a vacina de dose única.
O médico Leandro Machado reforça que, mesmo após a vacinação, ainda é preciso manter as medidas preventivas, para evitar o risco de se infectar ou de transmitir o coronavírus para outras pessoas.
À medida que a vacinação avança, a ocupação de leitos de UTI, dedicados aos casos mais graves de covid-19, reduz. O levantamento semanal da Confederação Nacional dos Municípios, com mais de 2.300 prefeituras, mostra que quase metade delas está com a ocupação de UTIs abaixo de 60%. E apenas 1,9% dos municípios registrava 95% de leitos em uso.
produção de Joana Lima
Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde